Categoria:SCNES Simplificado/ Como transmitir para a Base Nacional?
Transmissão Direta
A transmissão direta, até o momento, se dá para novos estabelecimentos que são cadastrados via CPF, isto é, consultórios isolados que ainda não constam na base nacional, e que não possuem CNPJ. Para estes estabelecimentos, o número do CNES gerado sempre será iniciado por "1". Os estabelecimentos que já possuem número de CNES passarão a realizar transmissão direta posteriormente, quando o aplicativo estiver inteiramente desenvolvido.
Após realizadas as etapas previstas em preparação do ambiente de trabalho, tais como: ambiente de trabalho, cadastramento de usuário no Perfil de Acesso e vinculação de acesso do usuário no Perfil de Acesso, o usuário autorizado deverá:
1) Realizar as atualizações necessárias no cadastro do Estabelecimento;
2) Clicar em Gravar para salvar as alterações realizadas;
3) Gerar uma Advertência para verificar relatório de possíveis alertas (etapa não obrigatória);
4) Gerar uma Consistência para verificar relatório de possíveis inconsistências (etapa obrigatória);
5) Caso o estabelecimento esteja com o campo Status apresente-se como Não Aprovado, realizar a correção das inconsistências, e repetir os passos 2 e 4;
6) Somente quando o estabelecimento estiver com o campo Status como Consistido, é que o botão Transmitir DATASUS estará disponível.
Ao clicar no botão Transmitir ao DATASUS, no cadastro de um estabelecimento consistido, serão realizadas as seguintes validações:
a. Se o tipo de gestor da informação configurado tem permissão para realizar transmissão direta para a Base Nacional. Caso esta etapa não seja validada, entrar em contado com o gestor local;
b. Se a gestão do estabelecimento é compatível com a do gestor de informações. Caso não seja validado, verificar em Configurações Gestor da Informação, se o aplicativo SCNES foi configurado corretamente para o seu tipo de usuário;
c. Se o controle da transmissão direta precisa ser atualizado. Caso não seja validado, reiniciar o aplicativo CNES, executando o aplicativo como administrador;
d. Se a transmissão está em uso por outro usuário da rede local. Caso não seja validado, aguarde alguns minutos e tente novamente.
Após as validações serem realizadas com sucesso, será apresentada a tela de login do usuário:
Ao preencher com o CPF e senha do Usuário responsável pela transmissão do estabelecimento, conforme configurado na Área Restrita pelo Gestor Local, e clicar no botão Transmitir, serão realizadas as seguintes validações relacionadas à autenticação do usuário e transmissão do arquivo:
a. Se o CPF informado é válido;
b. Se a senha foi informada;
c. Se a senha é válida para o usuário informado;
d. Se o usuário informado tem a permissão do gestor local para exportação das informações diretamente à Base Nacional;
e. Se o estabelecimento exportado é aquele autorizado pelo gestor local para que o usuário proceda o envio das informações diretamente à Base Nacional.
Para problemas relacionados à senha, entrar na Área Restrita do site do CNES e clicar em Esqueceu Senha?. O usuário será encaminhado para a tela de inserção do CPF do usuário, onde, ao clicar em salvar, será enviada mensagem automática para redefinição de senha ao e-mail informado no cadastro do usuário no perfil.
Para problemas relacionados à permissão de envio, entrar em contato com o gestor local.
Serão realizadas as seguintes validações em relação à transmissão do arquivo:
a. Se houver problemas para Excluir Dados Transmissão. Caso haja problema na validação deste item, reiniciar o aplicativo SCNES;
b. Se existe CNES selecionado para transmissão (problemas na recuperação das informações). Caso haja problema na validação deste item, reiniciar o aplicativo SCNES;
c. Se a versão do SCNES é compatível com a versão do transmissor (arquivo validador incompatível). Para resolver, atualizar a versão do aplicativo para a maquis atual disponível do site;
d. Se o sistema conseguiu se conectar ao serviço web de validação de transmissão. Caso haja problema na validação deste item, realizar os passos do item 2.1.1.
Após feitas todas as validações, será aberta a seguinte tela, para acompanhamento do status de envio do arquivo a ser transmitido:
Ao final da transmissão será verificado se o arquivo foi corretamente transmitido. Caso tenha sido realizado com sucesso, será apresentada a mensagem abaixo, seguido do Recibo de Transmissão.
O Recibo de Transmissão é a comprovação de que o arquivo foi transmitido com sucesso.
Transmissão por intermédio do Gestor Local
No menu "Cadastros>Estabelecimentos" deve-se clicar em alterar e escolher o estabelecimento a ser exportado. Após realizada a consistência do estabelecimento, e sanadas todas as inconsistências, o usuário deve clicar no botão "Exportar" (vide imagem ao lado), onde será gerado um arquivo que deverá ser encaminhado ao gestor local, para que este consiga realizar o envio para a base nacional.
Deve-se atentar para o fluxo de recebimento do arquivo que seu gestor local realiza. Para melhores informações acerca do direcionamento do arquivo, sugerimos que entre em contato com seu gestor local. Contato do Gestor
No momento, esta categoria não possui nenhuma página ou arquivo multimídia.
