Manual Técnico-Operacional CIHA01

De CIHA
Ir para: navegação, pesquisa

Índice

Introdução

O CIHA01 é o sistema de coleta de dados operacionalizado pelos estabelecimentos de saúde que prestam os atendimentos. Mensalmente, o estabelecimento deve informar os atendimentos realizados e enviá-los à sua secretaria de saúde gestora.

Fluxo do CIHA01

Atenção: A versão do CIHA01 disponível para download já está com as tabelas próprias do CIHA atualizadas e com as competências 01 a 11/2023 da Tabela de Procedimentos do SUS. Atualize a Tabela SUS se estiver informando atendimentos de outras competências. O Arquivo CNES ADESÃO deve ser sempre importado.   Importante: Não instale a nova versão na mesma pasta da versão 1.0.4.5 antiga, se deseja exportar as informações, a nova versão inicia um novo banco de dados. Ou seja sem informações.
Fluxo do CIHA01

Instalação e Primeira Execução

Download dos arquivos

Os executáveis e tabelas do sistema estão disponíveis para download no site do CIHA: http://ciha.saude.gov.br.

Os arquivos dos sites do DATASUS devem ser baixados por meio do navegador Internet Explorer ou pelo navegador Edge configurado de acordo com o passo-a-passo disponível em: https://wiki.saude.gov.br/ciha/index.php/P%C3%A1gina_principal#Acesse_sites_em_modo_de_compatibilidade_com_Internet_Explorer_.28modo_IE.29_no_Edge

Firebird

O Firebird é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) relacional, desenvolvido e mantido por uma comunidade de desenvolvedores e pela Fundação FireBird. Trata-se de produto Freeware, sendo proibida sua comercialização.

O Firebird pode ser utilizado em múltiplas plataformas assim como em diferentes sistemas operacionais como o Windows, Mac e Linux.

É necessário instalar o Firebird para utilização dos sistemas CIHA01 e CIHA02.

Para instalar o Firebird, siga os passos abaixo:

  • Acesse, por meio do navegador Internet Explorer ou Edge (em modo compatibilidade com o Internet Explorer, conforme passo a passo aqui), o endereço eletrônico: ciha.saude.gov.br
  • Clique na aba “Versões dos Sistemas” e em “Instalador do FireBird”. O download do instalador iniciará automaticamente.
  • Execute este arquivo para iniciar a instalação.
ATENÇÃO! Caso esteja utilizando o Windows 10 e não consiga executar o arquivo, renomeie o instalador do Firebird clicando nele com o botão direito do mouse e escolhendo a opção “RENOMEAR”. Escolha qualquer palavra para substituir o nome original e execute o instalador novamente.
  • Selecione o idioma “Português (Standard)”.
  • Na tela de boas-vindas, selecione o botão “Seguinte”.
  • Na tela de contrato de licença, selecione a opção “Aceito o Contrato” e o botão “Seguinte”.
  • Na tela de informação, leia o texto e selecione o botão “Seguinte”.
  • Na tela de seleção da pasta de destino, deixe o caminho de instalação padrão e selecione “Seguinte”
  • Na tela de componentes do servidor, deixe a configuração padrão e selecione “Seguinte”.
  • Na tela de escolha de pasta para o atalho do programa, deixe o padrão e selecione “Seguinte”
  • Na tela de tarefas adicionais, selecione a opção “Executar como Aplicação” e mantenha as demais configurações padrão, e selecione “Seguinte”
  • Clique em “Instalar”, depois em “Seguinte” e, por fim, em “Concluir”.
  • O gerenciador de banco de dados está instalado e funcionando corretamente se a barra de tarefas apresentar o ícone: Firebirdsimbolo.png

Passo a passo para instalar o sistema

O executável do CIHA01 está disponível para download no site do CIHA: http://ciha.saude.gov.br/

Atenção! A partir do mês de Outubro/2023, é obrigatório utilizar a versão 2.0 do CIHA01, independentemente da competência de realização dos atendimentos que serão informados.

1. Acesse o site http://ciha.saude.gov.br.

2. Clique em Downloads. Selecione a aba CIHA01.

3. Selecione o arquivo Instalador do CIHA01 v. 20.00. Selecione a pasta de destino do arquivo.

NOTA: O arquivo encontra-se compactado, faça a descompactação e extraia os arquivos para pasta de destino.

4. Clique duas vezes em “CIHA01_SETUP_20.00.”:

SETUP CIHA01.png
5.  Surge a tela:
INSTALACAO 1.png
6. Clique em “Eu aceito o acordo” e, em seguida, em “Avançar”:
INSTALACAO 2.png

7. Selecione a pasta onde o CIHA01 será instalado e clique em “Avançar”:

INSTALACAO 3.png

8. Selecione a pasta onde serão criados os atalhos para o sistema e clique em “Avançar”:

INSTALACAO 4.png
9. Na tela seguinte, clique em “Instalar”:
INSTALACAO 5.png

10. Após a fim da instalação, clique em “Concluir”:

INSTALACAO 6.png

Primeira Execução

Indicar o caminho do banco de dados

Nesta tela, confirme se o caminho para o arquivo de Banco de Dados está correto e clique em “Confirmar”:

Caminho base de dados.png

Caso deseje utilizar o sistema em rede, consulte o tópico 3.5.6 CONFIGURAÇÕES

Cadastrar Estabelecimento de Saúde

Consultar item “3.1.1 ESTABELECIMENTO DE SAÚDE”.

Importar tabelas

Atenção: A versão do CIHA01 disponível para download já está com as tabelas próprias do CIHA atualizadas e com as competências 01 a 11/2023 da Tabela de Procedimentos do SUS. Atualize a Tabela SUS se estiver informando atendimentos de outras competências. O Arquivo CNES ADESÃO deve ser sempre importado.

OPERACIONALIZAÇÃO 

A aplicação CIHA01 possui 5 menus: Cadastro, Produção, Relatórios, Consulta e Manutenção. 

Menu “Cadastro”

Possui as funcionalidades de cadastro de estabelecimento de saúde, atendimentos consolidados e individualizados e de pacientes. 

ESTABELECIMENTO DE SAÚDE

Deve-se informar os dados do estabelecimento de saúde executante dos atendimentos que serão registrados no sistema.

OBSERVAÇÃO: Esta tela é de preenchimento obrigatório no momento da primeira execução do sistema e pode ser alterada posteriormente.

Para informar os dados necessários, clique no Menu “Cadastro” e, em seguida, clique em “estabelecimento de saúde”. Será aberta a tela abaixo chamada “Cadastro de Estabelecimento de Saúde”: 

Cadastro estabelecimento 1.png
Na tela “Cadastro de Estabelecimento de Saúde”, deverão ser informados os dados do número do CNES, número do CNPJ, nome, logradouro, número, bairro, CEP e município do estabelecimento de saúde. Após preencher os referidos dados, clique em “Gravar”. Será, então, exibida a mensagem de “Cadastrado com sucesso”, conforme imagem abaixo. 
Cadastrado com sucesso.png

ATENDIMENTO - CONSOLIDADO

Possibilita o cadastro de atendimentos consolidados (sem identificação do indivíduo atendido). Esta modalidade de registro é exclusiva para modalidade ambulatorial e restrita aos procedimentos que possuem o instrumento de registro BPA-C na Tabela de Procedimentos do SUS.

Na tela “Cadastro de Atendimento Consolidado”, clique em “NOVO” para iniciar a digitação de um atendimento.

Consolidado 1.png

Na tela de Cadastro de Atendimento Consolidado, são de preenchimento obrigatório os campos COMPETÊNCIA, PROCEDIMENTO, QUANTIDADE e FONTE DE REMUNERAÇÃO.

O campo “REGISTRO ANS” somente é obrigatório quando a Fonte de Remuneração informada for “01 - PAGAMENTO POR CONVENIO - PLANO PRIVADO”.

NOTA: A Fonte de Remuneração “13 - Consórcios Públicos” não pode ser lançada em atendimentos consolidados.

Consolidado 2.png

ATENDIMENTO - INDIVIDUALIZADO

Possibilita o cadastro dos atendimentos individualizados (com identificação do indivíduo atendido). Podem ser registrados atendimentos ambulatoriais e hospitalares.

Na tela “Cadastro de Atendimento Individualizado”, clique em “NOVO” para iniciar a digitação de um atendimento.

INDIVIDUALIZADO 1.png

Na tela de digitação do atendimento, informa-se, primeiramente, os dados do paciente na aba “Identificação do Paciente”.

Os campos obrigatórios estão destacados em amarelo. São eles: Prontuário, Data da Admissão, Nome do Paciente, Data de Nascimento, Sexo, Logradouro, Número, CEP, Cód. Município.

INDIVIDUALIZADO 2.png

Caso o paciente tenha sido atendido anteriormente, basta informar o número do seu prontuário e o sistema recupera os seus dados cadastrais.

Após informar os dados do paciente, clique em “Avançar” para abrir a aba “Identificação do Atendimento”. 

INDIVIDUALIZADO 3.png

Nesta tela, são sempre obrigatórios os campos: Procedimento, Modalidade, Quantidade, Diagnóstico Principal e Fonte de Remuneração.

Procedimentos Genéricos

Procedimentos genéricos são utilizados para os casos em que o procedimento realizado não exista na Tabela SUS. Os códigos genéricos são compostos por 10 dígitos, sendo que os 6 primeiros correspondem à estrutura de organização da Tabela SUS:  Código do Grupo +  Código do Subgrupo + Código da Forma de Organização + 000 + Digito Verificador.

Quando informado um procedimento genérico, o campo “Descrição Proc. Genérico” torna-se obrigatório e deve ser utilizado para descrever o procedimento que foi realizado.

Fonte de Remuneração “01 - Pagamento por Convênio - Plano Privado”

Caso a fonte de remuneração informada seja “01 - Pagamento por Convênio - Plano Privado”, será obrigatório informar os campos: GUIA TISS, Registro ANS, CNPJ e Código do Beneficiário.

Nota: Ao informar o campo “Registro ANS” e clicar em TAB, o sistema preenche automaticamente o campo CNPJ.

Fonte de Remuneração “13 - Consórcio Público”

Caso a fonte de remuneração informada seja “13 - Consórcio Público”, será obrigatório informar o campo “CNPJ Consórcio Público”.

Procedimento de Parto

Caso sejam informados procedimentos da Tabela SUS relacionados ao parto, será obrigatório informar a seção “Dados Complementares de Parto”. Deve-se indicar a quantidade de nascidos e a DNV de cada filho, até o limite de 5 filhos.

INDIVIDUALIZADO 4.png
Alta do Atendimento

No caso de atendimentos hospitalares, será possível indicar a data da saída do paciente e o motivo do encerramento da internação. Também é possível indicar quantos dias o paciente ficou na UTI.

NOTA: Um atendimento hospitalar somente será compactado na remessa a ser enviada para o gestor quando este possuir alta informada.

PACIENTE

Possibilita o cadastro de pacientes e a alteração de dados cadastrais registrados anteriormente. As informações dos pacientes podem ser digitadas nesta tela ou diretamente na digitação de atendimento individualizado.

Para cadastrar um novo paciente, clique no botão “NOVO” na tela “CADASTRO DE PACIENTE”:

PACIENTE 1.png

Será exibida a tela abaixo, na qual os campos destacados em amarelo são obrigatórios (PRONTUÁRIO, NOME DO PACIENTE, DATA DE NASCIMENTO, SEXO, LOGRADOURO, CEP e CÓDIGO DO MUNICÍPIO):

PACIENTE 2.png

Menu “Produção”

No menu Produção estão as funcionalidades relacionadas à compactação dos dados para envio ao gestor municipal ou estadual de saúde.

VERIFICAR PENDÊNCIA

Funcionalidade que permite realizar a consistência dos dados de determinada competência antes da geração da remessa para a secretaria gestora.

No menu "Produção", clique em "Verificar pendência":

Produção verificar pendencia 1.jpg

Na tela "Verificar Pendência", informe a competência que será consistida e se deseja que a consistência seja realizada para todos os atendimentos ou apenas para os atendimentos novos ou alterados desde a última consistência, conforme tela abaixo:

Verificar pendencia 2.jpg

GERAR REMESSA

Funcionalidade que permite compactar em um arquivo processável no CIHA02, pela secretaria de saúde gestora, todos os atendimentos realizados, e ou com alta em determinada competência.

Atenção: Ausência de atendimentos em determinada competência, devem ser informada com uma remessa sem movimento (sem atendimentos), em conformidade com obrigatoriedade de alimentação mensal e sistemática dos Bancos de Dados Nacionais dos Sistemas de Informação da Atenção à Saúde prevista na  da  a PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO n.º 1, DE 28 DE SETEMBRO DE 2017, Título VII, Capítulo III, Seção II  e o Art. 9º da Portaria GM nº 1.1171 de 19 de maio de 2011. 

Atenção!! As internações hospitalares que ainda não foram encerradas (ou seja, para as quais não foi cadastrada alta no sistema) não são incluídas nas remessas para envio ao gestor. Estes atendimentos serão incluídos na remessa da competência da alta da internação.

PASSO A PASSO PARA GERAR REMESSAS

Ao finalizar o registro dos atendimentos de determinada competência, e ou quando não há movimento na competência, acesse o  Menu Produção - Gerar Remessa -Secretaria, conforme tela abaixo:    

MENU PRODUCAO 05 2024.jpg
    

Aplicação apresentará a seguinte tela:

Gerar remessa 2.png

Informe a competência e clique em Exportar.  O processo de exportação dos dados será iniciado e, ao concluir, serão apresentadas (1) uma visualização prévia do protocolo de atendimentos exportados, e (2) mensagem informando que o arquivo foi salvo na pasta de protocolo, conforme tela abaixo. 

Gerar remessa 3.png

Clique em OK e depois em fechar a pré-visualização do protocolo. A aplicação apresenta a tela abaixo com as informações da exportação:

Gerar remessa 4.png

Clique em Fechar, e a aplicação retorna para tela principal. No processo de exportação, é gerado o protocolo de exportação e o arquivo de produção com os dados exportados (a ser enviado à secretaria gestora). A nomenclatura do arquivo de produção identifica  CNES+ANO+COMP.ZIP.

Observação: Os atendimentos  “COM ERRO” não  vão constar no arquivo dos atendimentos exportados.  Ou seja, não será enviado para a secretaria gestora por não ser um  atendimento válido no movimento da unidade.

Para verificar o erro Clique  em Erros, e aplicação apresenta o relatório com as inconsistências encontradas;

Relatório de Consistência ao Gerar Remessa

Realize as correções acessando os atendimentos criticados e gere a remessa novamente para envio à secretaria gestora.

O protocolo pode ser localizado na pasta  “Protocolo”:
Gerar remessa 5.png

E o arquivo 2075849202301.ZIP na pasta “ARQUIVOS”, organizados por competência:

Gerar remessa 6.png

IMPORTAR REMESSA

Permite importar no CIHA01 os atendimentos gerados por sistemas próprios conforme Layout de exportação do CIHA, disponibilizado no site no link ftp://ftp2.datasus.gov.br/public/sistemas/dsweb/SIHD/CIHA/Manuais/Layout_CIHA01.pdf.

IMPORTAR REMESSA Sistema Próprio.png

REMOVER COMPETÊNCIA

Permite excluir todos os atendimentos realizados em determinada competência.

Passos para Remover competência

Acesse o  Menu - Produção - Remover  Competência, conforme tela abaixo:

REMOVER CPT 1.png

A aplicação apresentará a seguinte tela, na qual deve-se informar a competência e o tipo de atendimentos a serem excluídos:  

REMOVER CPT 2.png

A aplicação solicitará a confirmação dessa ação, conforme tela abaixo: 

REMOVER CPT 3.png

Ao clicar em Sim, é exibida uma nova mensagem informando a exclusão. Clique em Ok, e a aplicação retornará à tela principal.

Menu “Relatórios”

ATENDIMENTO

Deve-se informar a competência do movimento e o tipo de atendimento (se consolidado ou individualizado), bem como o critério para ordenação dos registros:

RELATORIO ATENDIMENTO.png

ATENDIMENTO COM PROCEDIMENTO GENÉRICO

Relatório que lista todos os atendimentos registrados com procedimentos genéricos. Deve-se informar a competência do movimento e o tipo de atendimento. A informação do prontuário é opcional.

RELATORIO ATENDIMENTO COM PROCEDIMENTO GENÉRICO.png

PACIENTE

Relatório que lista todos os pacientes cadastrados na aplicação:

RELATORIO PACIENTE.png

INDICADORES

O relatório de indicadores apresenta um resumo  dos atendimentos realizados na competência, por modalidade de atendimento (Hospitalar, Ambulatorial e Ambulatorial Consolidado).

RELATÓRIO INDICADORES 1.png
RELATÓRIO INDICADORES 2.png

CONSISTÊNCIA - ERROS

Ao gerar o arquivo para envio, o sistema aplica regras de consistência nos atendimentos daquela competência. Nesta funcionalidade, é possível gerar o relatório de erros da última competência compactada. Veja o item Gerar Remessa

RELATORIO CONSISTENCIA ERROS.png

Menu “Consulta”

Permite a consulta de tabelas disponíveis  no sistema, como: CEP, CID, CNES Adesão, Fonte de Remuneração, Modalidade, Motivo de Encerramento, Município, Operadora, Paciente, Procedimento, Procedimento com CID, Procedimento com Modalidade, Procedimento com instrumento de Registro, Instrumento de registro, Remessas Geradas (para envio ao gestor), Remessas Recebidas (das regionais e importadas).

Menu “Manutenção”

Possui funcionalidades relacionadas a manutenção do sistema, com o objetivo de garantir o seu funcionamento, bem  como a integridade da base de dados.

Atualizar

Esta funcionalidade permite a atualização das tabelas necessárias para o  funcionamento do  CIHA01.

Atenção: A versão do CIHA01 disponível para download já está com as tabelas próprias do CIHA atualizadas e com as competências 01 a 11/2023 da Tabela de Procedimentos do SUS. Atualize a Tabela SUS se estiver informando atendimentos de outras competências. O Arquivo CNES ADESÃO deve ser sempre importado.

As tabelas a serem atualizadas são:

CEP

O arquivo CEP Brasil contém todos os CEP válidos do Brasil e tem como finalidade atualizar a tabela de CEP no sistema CIHA. Para atualizar, clique no  Menu Manutenção → Atualizar→ CEP, seguindo os passos:  1- Localize a pasta,  2- Localize e selecione o arquivo ; 3 - Abrir o arquivo e 4 - Importar. 

ATUALIZAR CEP.png
CNES ADESÃO

O arquivo  TERMOSADESAOCNES.TXT contém a relação de todos os estabelecimentos de saúde que possuem adesão aos Projetos/Programas de Saúde, e tem como finalidade permitir o registro de atendimentos com a Fonte de  Remuneração : 10 - PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À ATENÇÃO ONCOLÓGICA - PRONON, 11- PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - PRONAS-PCD e 12 - PROADI.

O arquivo TERMOSADESAOCNES.TXT está dentro do arquivo GESTOR FEDERAL do CNES. Para realizar o download, acesse o site do CNES > Downloads > Arquivos da Aplicação: https://cnes.datasus.gov.br/pages/downloads/arquivosAplicacao.jsp

Para atualizar, clique no  Menu Manutenção → Atualizar→ Cnes Adesão. Para  esta atualização vamos utilizar o arquivo  GESTOR FEDERAL, seguindo os passos:  1- Localize a pasta,  2- Localize e selecione o arquivo; 3- Abrir o arquivo e 4 -Importar. 

ATUALIZAR CNES ADESAO.png
FONTE DE REMUNERAÇÃO

O arquivo contém todas as Fontes de Remuneração válidas no CIHA. Para atualizar, clique no  Menu Manutenção → Atualizar →  Fonte de Remuneração.  Depois: 1- Localize a pasta,  2- Localize e selecione o arquivo ; 3- Clique em abrir o arquivo e depois em 4-Importar. 

ATUALIZAR FONTE REMUNERACAO.png
MOTIVO DE ENCERRAMENTO

O arquivo contém a tabela de motivo de saída/permanência (alta) do paciente. 

Para atualização, Clique no  Menu Manutenção → Atualizar→ Motivo de Encerramento. Depois:  1- Localize a pasta,  2- Localize e selecione o arquivo; 3- Abrir o arquivo e 4 -Importar.

ATUALIZAR MOTIVO ENCERRAMENTO.png
MUNICÍPIOS

O arquivo  Municípios Brasil contém todos os municípios do Brasil e tem como finalidade atualizar a tabela de Município no sistema  CIHA. Para atualização, clique no  Menu Manutenção → Atualizar→ Municípios. Depois: 1- Localize a pasta,  2- Localize e selecione o arquivo; 3- Abrir o arquivo e 4 -Importar.

ATUALIZAR MUNICIPIOS.png
OPERADORAS

Para atualização, clique no  Menu Manutenção → Atualizar→  Operadoras. Em seguida: 1- Localize a pasta,  2- Localize e selecione o arquivo; 3- Abrir o arquivo e 4 -Importar

ATUALIZAR OPERADORAS.png
PROCEDIMENTOS GENÉRICOS

A tabela de procedimentos genéricos permite informar procedimentos realizados que não existem na Tabela SUS. Para atualização, clique no  Menu Manutenção → Atualizar→ Procedimentos Genéricos, seguindo os passos abaixo;  1- Localize a pasta,  2- Localize e selecione o arquivo; 3- Abrir o arquivo e 4 - Importar.

ATUALIZAR PROC GEN.png
PROCEDIMENTOS SUS

A Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS é utilizada por todos os sistemas de informação da atenção à saúde no âmbito do SUS. Para atualização, clique no Menu Manutenção → Atualizar→ Procedimentos SUS. Em seguida:  1- Localize a pasta,  2- Localize e selecione o arquivo; 3- Abrir o arquivo e 4 -Importar.

ATUALIZAR PROC SUS.png

IMPORTAR

Esta funcionalidade permite importar arquivos textos (.TXT), gerados por sistemas próprios no layout do CIHA ou pelo sistema CIHA instalado em outra máquina.

ARQUIVO.CIHA

Para importar registro de atendimentos, compactados anteriormente por meio da funcionalidade GERAR REMESSA. Estes arquivos têm a extensão .CHA O arquivo.CIHA e gerado ao gerar remessa e pode ser encontrado na pasta ARQUIVO, conforme exemplo: C:\DATASUS\CIHA01\ARQUIVO\202312;

ARQUIVO.CIHA.png
ATENDIMENTO CONSOLIDADO

Para importar registro de atendimentos consolidados, clique  no Menu Manutenção → Importar → Atendimento Consolidado, seguindo os passos abaixo;  1- Localize a pasta,  2- Localize e selecione o arquivo; 3- Abrir o arquivo e 4 -Importar.

IMPORTAR ATEND CONSOLIDADO.png
ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO

Para importar registro de atendimentos individualizados, clique no Menu Manutenção → Importar → Atendimento Individualizado, seguindo os passos abaixo;  1- Localize a pasta,  2- Localize e selecione o arquivo; 3- Abrir o arquivo e 4 -Importar.

IMPORTAR ATEND INDIVIDUAL.png
PACIENTE

Para importar registro de pacientes, clique no Menu Manutenção → Importar → Pacientes, seguindo os passos abaixo;  1- Localize a pasta,  2- Localize e selecione o arquivo; 3- Abrir o arquivo e 4 -Importar.  

IMPORTAR PACIENTE.png
ATENDIMENTOS INFERIORES AO CIHA01 2.0

Esta funcionalidade permite ao usuário importar na versão 2.0 do CIHA01 os atendimentos e pacientes digitados na versão anterior do sistema (versão 1.0.4.5).

No CIHA01 antigo (versão 1.0.4.5), acesso o menu Manutenção > Exportação e escolha o tipo de arquivo que deseja exportar (pacientes, atendimentos consolidados ou atendimentos individualizados):

Ciha 1.0.4.5.jpg

Será necessário escolher a competência desejada e, em seguida, salvar o arquivo txt gerado pelo sistema:

Observação: Ao exportar mais de uma competência de atendimento individualizado e consolidado, deve diferenciar o nome do arquivo gerado automaticamente pela aplicação. 
Ciha antigo 2.jpg

Após salvar os arquivos de exportação, acesse a nova versão do CIHA01 (versão 2.0). Clique no menu Manutenção > Importar > Atendimento Inferior ao CIHA01 2.0.0.0:

Importar atendimentos inferiores 1.jpg

O sistema abrirá a seguinte tela, em que deve-se informar o tipo de arquivo a ser importado (pacientes, atendimentos consolidados ou atendimentos individualizados):

Importar atendimentos inferiores.jpg
OBSERVAÇÃO: PARA IMPORTAR ATENDIMENTOS INDIVIDUALIZADOS, É PRECISO IMPORTAR PRIMEIRO O ARQUIVO DE PACIENTES.

Indique o arquivo a ser importado e clique em "Importar":

Importar atendimentos inferiores 2.jpg

EXPORTAR

Esta funcionalidade permite Exportar arquivos textos (.TXT) dos dados registrados no CIHA, para carregar em outros sistemas. 

ATENDIMENTO CONSOLIDADO

Para exportar o registro dos atendimentos  consolidados, clique  no Menu Manutenção → Exportar → Atendimentos Consolidados. Será apresentada a tela abaixo. Informe a competência dos atendimentos a serem exportados, e clique no botão Exportar.

Exportar atend consolidado.png

O sistema abrirá a pasta para salvar o arquivo gerado na exportação. Clique em Salvar e o sistema retornará para a tela principal.

Salvar consolidado.png
ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO

Para exportar o registro dos atendimentos individualizados, clique no Menu Manutenção → Exportar → Atendimentos Individualizados. Será apresentada a tela abaixo. Informe a competência dos atendimentos a serem exportados, e clique no botão Exportar.

Exportar atend individualizado.png

O sistema abrirá a pasta para salvar o arquivo gerado na exportação. clique em Salvar e o sistema retornará para a tela principal.

Salvar individualizado.png
PACIENTE

Para exportar o registro dos pacientes, clique  no Menu Manutenção → Exportar → Pacientes. Será apresentada a tela abaixo. Clique no botão Exportar.

Exportar paciente.png

O sistema abrirá a pasta para salvar o arquivo gerado na exportação. Clique em Salvar e o sistema retornará para a tela principal.

Salvar paciente.png

FAZER CÓPIA DE SEGURANÇA

Esta funcionalidade permite efetuar uma cópia da base de dados do CIHA01. Deve-se estabelecer uma rotina para efetuar esta cópia de segurança para recuperar as informações em caso de perda de dados.  Para efetuar a cópia de segurança, clique no Menu Manutenção → Fazer cópia de segurança. A aplicação apresentará a tela abaixo:

Copia de segurança 1.png

Clique no botão Copiar e o processo de Cópia de segurança da Base de Dados/backup será iniciado. Ao concluir, será apresentada a tela abaixo, que informa a conclusão do Backup e local em que o arquivo foi salvo. Clique em Fechar e o sistema retornará para a tela principal.

Copia de segurança 2.png

RESTAURAR

Esta funcionalidade permite restaurar/recuperar a Cópia de Segurança/backup com os dados do CIHA01, ou seja, recupera os dados registrados no CIHA01. Para restaurar a cópia de segurança, clique no Menu Manutenção → Restaurar. A aplicação apresentará a tela abaixo:

Restaurar base de dados 1.png

Clique no botão Restaurar. Será apresentada a tela abaixo para indicar a pasta e o arquivo a ser restaurado:

Restaurar base de dados 2

Selecione  a pasta BACKUP (gerada no momento da instalação do CIHA01) e, em seguida, o arquivo que contém a cópia de segurança mais atual do sistema (ou a que deseja restaurar). Clique no botão Abrir e o processo de restauração da Cópia de segurança da Base de Dados/backup será iniciado.

CONFIGURAÇÕES

Esta funcionalidade permite configurar o banco de dados do sistema, com opção de configurar banco de dados local (definido por default na instalação) e permite também a configuração em rede.

Ao clicar em no  Menu Manutenção → Configurações, a aplicação apresentará a tela abaixo:

Configuração 1.png

Configuração em Rede

Para configuração em rede, é necessário definir a máquina que será o servidor desta rede (com o CIHA instalado) e ter em mãos as seguintes informações: (1)  IP ou nome da máquina na rede e (2) o caminho do  do Banco de Dados.

Ao selecionar a  opção Rede, é habilitado a o campo Servidor (IP ou Nome da Máquina):

Configuração em rede 1.png

Preencha com o IP ou nome da máquina da rede em que se encontra o banco de dados.  Clique em Confirmar; será apresentado um aviso conforme abaixo:

Configuração em rede 2.png

Clique em Sim e a aplicação retornará para a tela principal. No campo Indique o arquivo de banco de dados (CIHA01.FDB), informe o caminho da máquina (Servidor), seguindo os seguintes passos:

(1) Abra a pasta em que o CIHA01 está instalado e procure o arquivo CIHA.ibb:

Configuração em rede 3.png

(2) Abra com um duplo clique  e na linha após a extensão PATH=C: indique o caminho  em que se encontra banco de dados na máquina servidora. Em seguida clique em salvar . 

Configuração em rede 4.png

(3) Para se certificar que a configuração foi realizada, acesse no CIHA01 o Menu manutenção →  Configuração

Configuração em rede 5.png