Página principal
Índice
- 1 Programa Nacional de Gestão de Custos - PNGC
- 1.1 SOBRE O PROGRAMA
- 1.2 O programa está estruturado para realizar:
- 1.2.1 (I) Sensibilização de secretarias de saúde;
- 1.2.2 (II) Capacitações em metodologia de gestão de custos;
- 1.2.3 (III) Apoio na estruturação de centros de custos e coleta de dados;
- 1.2.4 (IV) Capacitação no uso do ApuraSUS; e
- 1.2.5 (V) Ações de análise, monitoramento e avaliação das informações inseridas no ApuraSUS, com devolutiva constante às instituições de saúde participantes.
- 2 Solicitação de informações sobre a adesão ao PNGC
- 3 Começando
Programa Nacional de Gestão de Custos - PNGC
Área técnica do Ministério da Saúde responsável pelo PNGC: Coordenação de Gestão de Custos - CCUSTOS / Coordenação-Geral de Informações em Economia da Saúde - CGES / Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde - DESID / Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde - SECTICS
SOBRE O PROGRAMA
Trata-se de um programa de fomento à cultura de gestão de custos em saúde no SUS, previsto na Portaria nº 55, de 10 de janeiro de 2018.
Sua principal finalidade é ofertar uma estratégia de qualificação e apoio para entes federados e instituições de saúde na realização da apuração e gestão de custos em saúde de forma padronizada e sistemática.
O programa está estruturado para realizar:
(I) Sensibilização de secretarias de saúde;
(II) Capacitações em metodologia de gestão de custos;
(III) Apoio na estruturação de centros de custos e coleta de dados;
(IV) Capacitação no uso do ApuraSUS; e
(V) Ações de análise, monitoramento e avaliação das informações inseridas no ApuraSUS, com devolutiva constante às instituições de saúde participantes.
Como resultado prático, o programa possibilita ao gestor o conhecimento sobre o custo total por mês das instituições de saúde e dos seus setores (por exemplo: UTI, centro obstétrico e laboratório), bem como o custo unitário médio dos produtos destes setores (paciente/dia, parto e exames), para que estes possam embasar decisões administrativas e estratégicas no âmbito das instituições de saúde, secretarias de saúde e até mesmo no modelo de gestão federal aplicado à saúde.
São considerados participantes do PNGC os estados e municípios que estejam com instituições de saúde em uma das seguintes etapas:a) Coletando dados (etapa mais demorada do processo, na qual ocorre o levantamento de informações e realizado todos os controles necessários à gestão de custos);
b) Com dados no ApuraSUS (instituições que alimentam o sistema e possuem relatórios de custos, com pelo menos 1 mês nos últimos 12 meses).
Solicitação de informações sobre a adesão ao PNGC
O PNGC é de adesão voluntária, gratuita e para sua adesão, faz-se necessário apenas o envio de ofício, expressando o desejo de aderir ao Programa e informando o nome e contato do responsável que será o ponto focal para tratar dos assuntos relacionados ao Programa. Não se faz necessário o envio do ofício por meio físico, basta enviar para este e-mail ([[1]]). Segue sugestão de modelo de ofício.
No endereço eletrônico: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pngc é possível obter outras informações.
O MediaWiki foi instalado com sucesso.
Consulte o Manual de Usuário para informações de como usar o software wiki.