Modelo de Informação do SISREG4
A informação trocada pelos sistemas de gerenciamento é modelada em termos de objetos gerenciados, os quais são visões conceituais dos recursos que são gerenciados ou que existem para suportar atividades de gerenciamento. Um objeto gerenciado e uma abstração do recurso e representa suas propriedades, podendo também representar um relacionamento entre recursos ou uma combinação de recursos.
Um modelo de informação baseado numa abordagem orientada a objetos não restringe a implementação interna dos sistemas de gerenciamento de telecomunicações, observando-se, ainda que:
a) Não existe necessariamente uma correspondência "um-para-um" entre os objetos gerenciados e os recursos reais;
b) Um recurso pode ser representado por um ou mais objetos gerenciados. Quando um recurso e representado por múltiplos objetos gerenciados, cada um deles representa uma visão distinta daquele recurso;
c) Podem existir objetos gerenciados representado recursos lógicos;
d) Um objeto gerenciado pode estar contido em outro objeto.
Um objeto gerenciado e definido pelos seus atributos visíveis, pelas operações de gerenciamento que lhe podem ser aplicadas. Pelo comportamento apresentado em resposta a estímulos internos ou externos e pelas notificações emitidas por ele.
O modelo de informação representa os elementos modelados em seções e blocos de dados, os tipos de dados a serem informados e as referências para o uso de terminologias, a serem registrados num determinado modelo de documento clínico eletrônico. A seguir, são apresentadas as seções e observações complementares sobre alguns elementos desse modelo de informação:
De maneira ilustrativa, o Quadro 2 exibe os elementos que fazem parte do modelo de informação da referência. O método que o descreve é o seguinte:
Coluna 1 – Item / Nível: descreve o nível do elemento no modelo de informação
Coluna 2 – Ocorrência: descreve o número de vezes que o elemento deve/pode aparecer. Assim:
[0..1] – indica que o elemento é opcional e, se ocorrer, só deve aparecer uma vez
[1..1] – indica que o elemento é obrigatório e deve estar presente uma única vez
[0..N] – indica que o elemento é opcional e pode ocorrer várias vezes
[1..N] – indica que o elemento é obrigatório, deve aparecer uma vez e pode ocorrer várias vezes
Coluna 3 – Seção/Item: apresenta o elemento a ser informado, conforme a ocorrência
Coluna 4 – Tipo de dados/Regra: descreve o tipo de dado a ser preenchido e apresenta o conceito e ou a regra referente ao elemento
Coluna 5 – Conceito/Normativa/Itens da classificação/ Observações: apresenta os dados possíveis, conforme o tipo de dado descrito na coluna anterior.